quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A palavra é gratidão

Ao finalizar o ano de 2016 e iniciar a caminhada de 2017, na Paróquia da Ascensão, temos uma palavra que precisa ser dita e fazer eco em nossos corações. Esta palavra é: gratidão. No ano do nosso centenário, é preciso reconhecer e afirmar que até aqui o Senhor nos conduziu, nos ajudou, nos socorreu. Conforme diz no primeiro livro de Samuel (7.12). E, daqui e agora, para frente, seguiremos nosso caminho, sempre com a graça de Deus. 
Quando vejo o templo e as pessoas, sinto forte o desejo de dizer “Obrigado, Senhor”. Pois, sei que esta casa de oração, este lugar acolhedor e estas pessoas dedicadas na missão, são dons do próprio de Deus e tenho a convicção de que para este lugar e para estas pessoas, o Senhor me conduziu. E aqui estou para reunir esta parte do rebanho de Cristo e com ela trabalhar para ampliar a missão e o povo de Deus. 
Quando leio a história centenária desta comunidade, registrada no livro do Reverendo Oswaldo ou quando os mais antigos me relatam o que já viveram, também sou tomado pelo sentimento de gratidão. E quero finalizar este ano fazendo da palavra gratidão um mantra. Isto é, um vocábulo com força espiritual, como energia e vitalidade para seguir a caminhada de um novo ano.
E convido esta congregação a cultivar o sentimento, o valor e a mística da gratidão. Neste tempo de Natal, vamos agradecer pela história de 100 anos, pela graça de celebrar este centenário e a oportunidade de acolher a igreja diocesana para um concílio. Vamos agradecer pela celebração do dia sete de agosto e por todos os outros momentos celebrativos, pelas reuniões e encontros, pelos sacramentos aqui realizados, pelas pessoas que vieram e ficaram e também por aquelas que não ficaram, mas que passaram por nossa igreja. Como diz nosso hino preferido, o número 70 do Laudate – “Graças dou”: demos graças por tudo, pelo passado, presente e futuro, pelas bênçãos e esperanças que superam as dores e aflições. Rendamos graças pelo amor e pela paz no coração, pelas preces e pelos abraços, sorrisos e encontros que consolam e curam os sofrimentos, que aliviam as lágrimas e nos fazem sonhar e acreditar na vida. Demos graças! 
A Deus e as pessoas, minha terna gratidão pela oportunidade de estar aqui e sempre poder lembrar o que vi e ouvi. Gratidão porque vi crianças abraçando este templo, brincando ao seu redor e aprendendo a cuidar do meio ambiente, através do projeto Teresópolis Eco Criança. Também vi o coral de crianças dos índios Guarani, cantando dentro deste templo, como sendo lugar escolhido para o cantar da terra sem males. Também pude ver as crianças da Vó Georgina confraternizando o Natal aqui conosco e nós e ela fazendo planos de parcerias. Eu vi esta igreja iluminada e cheia de fieis, em cerimônia festiva, com bispos, presbíteros, diácona, ministros, acólitos, pregadores, convidados de perto e de longe. Mas, eu também vi gente desconhecida aqui chegar e encontrar a igreja de portas abertas, podendo entrar e orar e sair com a satisfação de ter Deus ouvido seu silêncio. Eu vi pessoas dedicadas e incansáveis na obra de Deus, trabalhando com alegria no testemunho da fé, da esperança e do amor.
E por tudo isso, a palavra é gratidão.
Feliz e Abençoado 2017.
Reverendo Pilato Pereira - IEAB
Pároco da Ascensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário