Bem Vindas! Bem vindos!

Aqui estão as últimas postagens e notícias da Paróquia da Ascensão. Você pode visitar as páginas específicas do site e, a partir daqui, acessar nossas redes sociais e fazer contato conosco. Nossa Igreja está situada na Av. Eng.º Ludolfo Boehl, nº 300, Teresópolis, Porto Alegre / RS.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mensagem de Páscoa do Bispo Diocesano

O bispo da Diocese Meridional, Dom Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves, enviou carta para as comunidades com sua mensagem especial de Páscoa, onde fala do significado do Domingo de Ramos, da Semana Santa, e o Domingo de Páscoa. Fazendo referência aos 30 anos de ordenação feminina e aos 50 anos da autonomia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o bispo fala do momentos de Páscoa na vida da Igreja. A autonomia da Igreja brasileira foi em 1965 e a primeira ordenação feminina na IEAB ocorreu em 5 de maio de 1985, quando foi ordenada diácona a Reverenda Cônega Carmen Etel Alves Gomes.
Leia a mensagem na íntegra:

MENSAGEM EPISCOPAL DA PÁSCOA

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

No Domingo de Ramos ou da Paixão, iniciou uma caminhada simbólica, litúrgica e espiritual. Jesus reconhecido como “rei” segue o caminho até a Cruz, sobre a qual estava escrito: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Na Quinta Feira Santa, lembramos Ceia Pascal e do Lavapés, momento em que Jesus mostra o sentido do serviço e reparte seu Corpo e Sangue para que sirvam como refeição de unidade, fortalecimento e esperança. No Sábado, raramente lembrado, acontece a vigília, a espera, a expectativa. No Domingo da Páscoa, Domingo da Ressurreição, se dá a passagem da morte para a vida, do desespero para a esperança, da desgraça para a Graça. Na Páscoa começa um novo caminho, o caminho que todas as pessoas que amam a vida são convidadas, por Cristo, a percorrer. 
Na ordenação feminina também houve uma longa caminhada. A Semana Santa das mulheres, rumo ao ministério ordenado na IEAB demorou 10 anos, entre 1975 e 1984 (primeira vez em que foi tratado o assunto em um Sínodo e a aprovação). A Páscoa foi em 5 de Maio de 1985, quando foi ordenada diácona nossa Revda. Cônega Carmen Etel Alves Gomes. Então, inicia-se a segunda parte da caminhada, cujos frutos já vemos nas reverendas, nos assuntos que as mulheres têm trazido para a reflexão teológica e pastoral na IEAB, e nas perspectivas futuras rumo ao episcopado (ainda não ocupado por uma mulher).
Na autonomia, a caminhada da Semana Santa foi entre 1940 - quando foi sagrado o primeiro bispo brasileiro, Dom Athalício Theodoro Pithan - e a autonomia em 1965 (nossa Páscoa como IEAB). A segunda parte da caminhada vai sendo percorrida até agora, no desafio de sermos uma igreja sustentável, evangelizadora e missionária, encarnada na história, na vida e na cultura do povo brasileiro. 
A Igreja se reencontra na Páscoa com seu sentido de ser e de agir. Este dom também é oferecido a cada pessoa. Venham, façamos mais uma vez o caminho da proclamação, da partilha, da morte, da vigília e da ressurreição, para que possamos estar em Cristo e vencer com Cristo. Vivamos este tempo de Ressurreição, fortalecendo nossa esperança!

+Dom Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário