segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ponto Missionário Santo André - Guíba

O Ponto Missionário Santo André está localizado na Av. Lupicínio Rodrigues, 1235, bairro Santa Rita, em Guaíba – RS, onde a comunidade se reúne para celebrar aos domingos, as 9:30 horas. É uma pequena comunidade de base da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que iniciou na década de 80. Orlando Machado Ramos foi quem teve a intuição de iniciar um ponto de missão em Guaíba, quando soube que na cidade havia famílias da Igreja, oriundas do interior, que estavam sem atendimento religioso. No dia 2 de fevereiro de 1986, Orlando Ramos celebrou o primeiro culto na casa da Dona Seni e Sr. Leodegário, que ficava na Rua Maneca Paiva, onde participaram 14 pessoas. Nesta data se deu sua primeira visita a Guaíba, em nome da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, portanto foi o início de uma caminhada anglicana na cidade.
Depois de alguns anos, o Ponto Missionário passou a ser atendido pelo reverendo Patrício que celebrava cultos ecumênicos na Escola do bairro Santa Rita com a Igreja Luterana (IECLB). A comunidade logo passou a contar com a liderança da Srª. Silvia Alves Felkembach, que lutou para construir o templo na Av. Lupicínio Rodrigues, 1235, onde hoje as famílias se reúnem com o apoio do Ministro Leigo de Viamão, Jorge Almada. Nos últimos anos o Reverendo Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves é o presbítero responsável pelo Ponto Missionário Santo André. Agora como bispo diocesano, Dom Humberto encaminhou que a partir de 2014 o Ponto Missionário estará vinculado a Paróquia da Ascensão de Porto Alegre e o reverendo que assumir de pároco desta paróquia também ficará responsável pela comunidade de Guaíba. Atualmente postulante Pilato Pereira também realiza estágio pastoral no Ponto Missionário.
Santo André (em grego: 'Ανδρέας, transl. Andreas; século I d.C.), conhecido na tradição ortodoxa como Protocletos (o "primeiro [a ser] chamado"), é um apóstolo cristão, irmão de São Pedro. O nome "André" (do grego "ανδρεία", andreía, "hombridade" ou "coragem"), como diversos outros nomes gregos, parece ter sido comum entre os judeus dos séculos II ou III a.C.. Não se tem registro de qualquer nome hebraico ou aramaico seu (Cf. Wiki Pedia).
Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil tem a Irmandade de Santo André, que se constitui numa fraternidade masculina, um movimento com o objetivo de trabalhar na divulgação do Evangelho de Cristo entre os homens.

Imagem extraída de Wiki Pedia Santo André, com sua cruz em forma de "X", e São Francisco, em quadro de El Greco.

Clique AQUI e saiba mais sobre a Irmandade de Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário